logotipo_proestamp traco proestamp azulTecnologia em Máquinas para Usinagem de Perfis
  Home > Notícias Pro-Estamp
 
 
29/04/2019 - 05:00

Setor imobiliário vive início de retomada, diz CBRE

O setor imobiliário brasileiro vive o início de seu ciclo de recuperação, quando comparado a outras economias emergentes e mais desenvolvidas. Isso significa, na avaliação do presidente global da consultoria CBRE, Mike Lafitte, grande oportunidade para os investidores nacionais e estrangeiros, considerando-se que os preços dos imóveis já tiveram forte valorização em outros países. O executivo lidera o plano de expansão mundial da CBRE e atua, diretamente, em processos de inovação e desenvolvimento de negócios. “Acreditamos que, nos próximos anos, a oferta de novos escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro deverá ser vista em níveis mais baixos.

 

Por outro lado, o avanço na recuperação econômica provocará, certamente, o aumento na demanda por espaço”, disse Lafitte, em entrevista ao Valor. Na capital paulista, cita o presidente da CBRE, já ocorre diminuição acentuada da taxa de vacância em edifícios de alto padrão, nas regiões centrais, e o movimento de retomada de preços está começando. Há início de recuperação de valores também no segmento de galpões em “parques logísticos de alta qualidade”, localizados a 30 quilômetros do centro da cidade de São Paulo. Mundialmente, Lafitte estima que o total de investimentos, no acumulado deste ano, terá queda modesta “em relação aos fortes níveis de 2018”, pois a demanda supera a disponibilidade de espaços.

 

No Brasil, a realização de investimentos, em larga escala, por capital estrangeiro e nacional, depende da retomada da confiança, que será proporcionada, conforme o executivo, pela aprovação de reformas fiscais e estruturais. “O que não se sabe ainda é quando e com que rapidez as reformas serão aprovadas”, diz o presidente da CBRE. A empresa tem 40 anos de atuação no mercado brasileiro. Em relação à tecnologia, o setor imobiliário “ficou para trás de outros setores”, segundo o executivo, mas a situação tem mudado.

 

Lafitte conta que a CBRE tem investido em tecnologia de capacitação em busca de melhores resultados para os clientes. “Estamos aprimorando nossos recursos de consultoria em transações, com mais dados, inteligência de mercado e visualização de espaço”, conta o executivo. A americana CBRE atua em serviços como intermediação de venda e locação de imóveis comerciais, gestão predial e consultoria. “O Brasil é definitivamente um mercado importante para nossa companhia, levando em consideração o tamanho do país, sua grande população e a abundância de recursos naturais”, diz Lafitte.

Fonte:
http://www.valor.com.br